Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brazil

Dona Delma, 85 anos, e o compromisso com a democracia nas eleições municipais

compartilhar
Faxinal Do Soturno 02/10/2024
Imagem Principal

No dia 6 de outubro, ocorrerão as eleições municipais, e quem faz questão de votar é a moradora de Faxinal do Soturno, Adelina de Oliveira Hollveg, conhecida como Delma, de 85 anos. De acordo com um levantamento, na região Sul, a média de eleitores acima de 70 anos é de 10,7%.

O chefe do Cartório Eleitoral de Faxinal do Soturno, Nei Costa, em entrevista à reportagem do Jornal Cidades do Vale, afirmou que há uma busca crescente pela regularização desse público para as eleições. “As pessoas com mais de 70 anos podem ou não votar, mas percebemos que, nesta eleição, muitos idosos e seus familiares estão buscando informações sobre a votação. Quem estiver com a situação eleitoral regularizada será bem-vindo para votar. É importante destacar que, se necessário, o idoso pode ser auxiliado para chegar à urna, pois às vezes há dificuldades de locomoção, e essa ajuda é permitida", explicou.

Dona Delma conta que vai às urnas desde os 18 anos. “Naquela época ainda era cédula, e eu ia votar. Sempre achei muito importante participar das eleições. Meu esposo também, até falecer, eu votaria junto comigo”, lembrou ela.

Mesmo não sendo mais obrigada a votar, Dona Delma considera importante participar do processo democrático. “Sempre vou votar, até quando eu puder. Digo para as pessoas que têm condições que vão também, ajudem a escolher os nossos representantes, é muito importante. Já estou com meu título em mãos, no dia 6 de outubro vou votar, e até já escolhi meus candidatos”, afirmou.

 

Quais documentos devo levar para votar?

Antes de sair de casa no dia 6 de outubro, data do 1º turno das eleições de 2024, lembre-se de levar um documento oficial com foto para comprovar a sua identidade. Veja abaixo as opções válidas para apresentar na seção eleitoral:

Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);

Passaporte;

Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);

Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Você também pode comprovar a sua identidade apresentar o aplicativo e-Título, desde que tenha foto e cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral.

Atenção! Os documentos podem até estar fora do prazo de validade, mas precisam estar legíveis.

 

Preciso mesmo votar?

O voto é um direito e dever de toda cidadã e todo cidadão brasileiro. Segundo a Constituição Federal, há duas categorias de eleitorado, para as quais o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições.

De acordo com a norma, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para eleitoras e eleitores que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.



OUTRAS NOTÍCIAS