Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brazil

Atividade física na terceira idade: movimento é sinônimo de qualidade de vida

compartilhar
Faxinal Do Soturno 19/05/2025
Imagem Principal

A prática regular de exercícios físicos é uma das principais aliadas para um envelhecimento saudável. Na terceira idade, manter o corpo em movimento traz benefícios que vão muito além da estética ou do condicionamento físico: significa preservar a autonomia, prevenir doenças, primar pela convivência social, garantia da auto-estima e uma melhor qualidade de vida.  

Segundo especialistas, atividades como caminhadas, alongamentos, musculação, hidroginástica ou dança são indicadas para pessoas idosas e podem ser adaptadas conforme as condições de cada um. Além de melhorar a força muscular e o equilíbrio, o que reduz consideravelmente o risco de quedas, os exercícios também ajudam no controle de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e osteoporose, alzheimer, depressão, doenças auto-imune

A academia Cia do Movimento, de Faxinal do Soturno, atua há 25 anos na cidade. Segundo o proprietário e professor de educação física, Jorge Pellenz, nos últimos tempos tem sido registrado um aumento considerável da presença de idosos na academia, fortalecendo na hidroginástica e descobrindo a musculação.

A academia também conta com um espaço para hidroginástica, atividade bastante procurada. “Recebemos grupos de Nova Palma, Dona Francisca, Ivorá e Faxinal do Soturno. Todos os dias temos atividades na piscina. Um dos principais atrativos da prática na água é a redução do impacto nas articulações. Como o corpo fica mais leve dentro da piscina, os movimentos são realizados com mais facilidade e menos dor, o que é ideal para quem convive com artrite, artrose ou problemas de mobilidade. Além de proporcionar momentos de lazer e socialização, essas atividades aquáticas oferecem uma série de benefícios à saúde física e mental dos idosos”, explica Jorge.

A coordenadora do grupo da terceira idade de Nova Palma, Miriam Stephanie, comenta que a hidroginástica tem transformado a vida dos participantes. “Em Nova Palma, tem fila de pessoas querendo vir, mas a gente organiza conforme a recomendação médica. Aqui é muito bom, eu fico feliz de fazer e de ouvir minhas colegas dizendo que a aula foi boa, que a saúde melhorou muito desde que começaram. Os nossos professores também são bem animados, o tempo voa quando estamos aqui. É muito bom”, conta.

Miriam também destaca a importância da convivência promovida pelas aulas. “Além dos benefícios dos exercícios, essa troca, esse convívio traz inúmeros ganhos. A gente ri, se uma chega no ônibus mais tristinha, a gente já anima. Nos divertimos muito, conversamos. Somos uma família, na verdade. Cada dia que venho para cá é um dia feliz.”

Por fim, Jorge ressalta que, além dos grupos organizados, a academia possui horários disponíveis para demais interessados. “A academia está aberta. Buscamos organizar um treino de acordo com as limitações de cada pessoa, sempre seguindo as recomendações médicas. E ressalto: o exercício é muito importante para uma velhice saudável”, conclui.

 



OUTRAS NOTÍCIAS