"Pela primeira vez na história, o Cpers regional será comandado por agente educacional"
Agente educacional na Escola Estadual de Ensino Básico Tiradentes, em Nova Palma, Dgenne Ribeiro foi eleita esta semana diretora geral do 2° Núcleo do Cpers)Sindicato, com sede em Santa Maria, considerado um dos mais importantes do Estado.
Natural de Faxinal do Soturno, Dgenne é formada em Ciências Contábeis e trabalha na área de manutenção e infraestrutura.
Atual tesoureira do 2° Núcleo, ela foi eleita pela Chapa 2 - Cpers Unido e Forte, vencendo outras duas chapas, com 671 votos (53,94 por cento) no pleito realizado de forma virtual, ente quarta (26) e sexta-feira (28).
Esta também será a segunda vez que alguém de fora de Santa Maria comandará o Cpers na região. A outra foi na segunda metade da década de 2000 com um diretor que também trabalhava em Nova Palma, na Quarta Colônia.
A posse da nova diretoria será em junho. A agente educacional assumirá o lugar do professor Rafael Torres que esteve no cargo nós últimos três anos.
A nova direção regional do Cpers tem outros nomes conhecidos, entre eles a professora aposentada Maria Rita Py Dutra, atualmente vereadora pelo PC do B em Santa Maria.
UMA DAS METAS É COBRAR CONCURSO
A nova diretora geral do 2° Núcleo disse, em entrevista ao site Paralelo 29 no último sábado (29), dia em que o resultado foi anunciado, disse que entre as metas está a cobrança de um novo concurso público, tanto para professores como para agentes educacionais de escola.
"Somos contra a terceirização que está acontecendo e precarizando as escolas*, disse a nova diretora geral.
Outra meta de Dgennes é a formação sindical para que o Cpers passe a ser mais atuante nas escolas.
Como representante da situação, Dgennes, que é a tesoureira da atual diretoria e fez parte da direção anterior, diz que o sindicato ",precisa estar cada vez mais forte" para enfrentar os governos federal e estadual.
Fonte: Paralelo 29
Foto: Divulgação