Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brazil

Réplicas de dinossauros terão exposição na prefeitura de Agudo

compartilhar
Geral 01/12/2020
Imagem Principal

Foi entregue na manhã desta terça-feira (01), na Prefeitura Municipal de Agudo, uma reconstrução em tamanho natural de dois fósseis icônicos oriundos do município, provenientes do afloramento paleontológico Sítio Janner, na Várzea do Agudo.

As peças representam o dinossauro Bagualosaurus agudoensis e o cinodonte Exaeretodon riograndensis. Bagualosaurus foi descrito por Pretto e colaboradores em 2018 e é um dos primeiros representantes de sua linhagem. Seus fósseis, bastante raros, só foram encontrados no município. Já Exaeretodon, descrito por Abdala e colaboradores em 2002, é uma das espécies triássicas coletadas em maior abundância no RS, e os afloramentos de Agudo são particularmente notáveis por preservarem uma grande quantidade de fósseis do animal. As réplicas foram produzidas a partir dos espécimes originais no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM) pelo atual diretor da instituição, Dr. Flávio Augusto Pretto, com a colaboração de Débora Moro e Jossano Morais, estudantes da instituição. Os materiais usados na confecção foram adquiridos pela Prefeitura Municipal.

Os fosseis da nossa região nos colocam no cenário mundial da Paleontologia, são tão raros e significativos que o território da Quarta Colônia busca o reconhecimento pela UNESCO de Geoparque, o gesto de o município ter uma replica dos fosseis ali encontrados cativa a comunidade a cada dia mais envolver-se na preservação e valorização do nosso patrimônio geológico-geomorfologico.

O CAPPA/UFSM, esta situado em São João do Polesine, e neste mesmo local é a sede do CONDESUS, que juntos formam grande parceria nas ações de interesse regional.



OUTRAS NOTÍCIAS

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço