Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brazil

Região de Santa Maria ficará na Bandeira Vermelha, porém municípios da Quarta Colônia adotarão medidas de Bandeira Laranja

compartilhar
Geral 14/09/2020
Imagem Principal

O mapa definitivo da 19ª rodada do Distanciamento Controlado traz cinco regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). As outras 16 regiões Covid estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). O Gabinete de Crise analisou os oito recursos enviados por associações de municípios e regiões e deferiu o pedido de duas delas (Caxias do Sul e Guaíba).

A divulgação das bandeiras definitivas, que ficam vigentes da 0h desta terça (15/9) até as 23h59 da próxima segunda-feira (21/9), foi feita nesta segunda (14/9) por meio de material publicado no portal de notícias do governo do Estado.

Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 185 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 36,7% da população gaúcha (4.163.598 habitantes). Desse total, 94 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 3,6% da população gaúcha (405.017 habitantes).

As prefeituras dessas cidades se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

É o caso dos nove municípios que compõe o CONDESUS (Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia) onde seus gestores afirmaram que permanecerão nos protocolos de Bandeira Laranja, onde as restrições são mais brandas em relação a Bandeira Vermelha.

Nos municípios de cobertura da Rede Jauru de Comunicação, apenas Júlio de Castilhos acatará o modelo de Distanciamento Controlado na Bandeira Vermelha, devido ao aumento no números de casos confirmados de casos de Covid-19, foi o informou o Prefeito João Vestena.

Fonte:Secom e Rádio São Roque

Arte: Secom



OUTRAS NOTÍCIAS