Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brazil

Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) confirma advogado e escritor Daniel Tonetto como mais novo integrante

compartilhar
Geral 11/08/2020
Imagem Principal

O advogado criminalista e escritor Daniel Tonetto é o mais novo integrante da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL). Tonetto assume a cadeira de número 33 da academia, que tem como patrono o sepeense Afif Jorge Simões Filho. A confirmação foi dada na última sexta-feira (7), pelo presidente da ASL, João Marcos Adede y Castro, pelas redes sociais. Na mesma data a posse de Tonetto foi oficializada em reunião virtual com os integrantes da academia 

O nome do advogado e escritor foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da ASL. A posse estava marcada para acontecer ainda no mês de abril último, mas teve de ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus. Tonetto, que passa a ser o mais jovem escritor a ocupar uma cadeira na ASL – comemora, hoje (11), 41 anos - já vinha participando das reuniões da associação. 

“Fico feliz de fazer parte desse seleto grupo de escritores e já me sinto perfeitamente integrado ao grupo, o qual agradeço pela escolha e deferência”, afirmou Tonetto.

Existem duas formas de assumir uma cadeira na ASL: por candidatura própria, em que a produção literária é analisada por uma comissão sindicante; ou através de apontamento da própria academia.

A confirmação de Tonetto para ocupar a cadeira de número 33 da ASL foi comemorada pelo presidente da ASL, o ex-promotor e advogado João Marcos Adede y Castro.

“É motivo de grande alegria e prestígio. Basta ver as reações nas redes sociais sobre a escolha. A repercussão foi extremamente positiva. Trata-se de um advogado de grande gabarito e um escritor já muito respeitado. Temos muito orgulho de todos os nossos acadêmicos”, avaliou Adede y Castro. 

O presidente da ASL acrescenta que, assim que o cenário da pandemia permitir, será realizado um ato solene para a entrega do diploma ao novo integrante da academia. Atualmente, existem 40 cadeiras a serem ocupados na ASL, sendo que sete delas estão vagas.

PRODUÇÃO LITERÁRIA

Daniel Tonetto é autor de cinco livros, entre eles, a trilogia “Crime em Família”, que terá o lançamento da terceira e última publicação no próximo mês de outubro. Além disso, já publicou títulos que versam sobre a criminalidade e os problemas sociais. O advogado, além de escritor, também é professor de Direito Penal na Faculdade Palotina (Fapas). Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o mais novo membro da ASL é, também, especialista, mestre e doutorando pela Universidade de Lisboa (POR).

A ORIGEM A ASL

A Academia Santa-Mariense de Letras, originada da Associação Santa-Mariense de Letras. É uma entidade civil e cultural sem fins lucrativos, com sede e foro em Santa Maria, RS. A academia dispõe de uma sala na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, na qual realiza suas reuniões e tem instalada sua Galeria de Membros Efetivos.

A CRIAÇÃO

A Academia Santa-Mariense de Letras foi criada em 8 de novembro de 2006, nascendo dos 20 anos de existência e experiência da Associação Santa-Mariense de Letras (fundada em 21 de agosto de 1986).

A FINALIDADE

Com a finalidade de promover a cultura na cidade, a ASL realiza eventos plurais, estimula a publicação de obras e edita e distribui regularmente livros de autoria coletiva de seus associados.

Reportagem: Fabricio Minusi

Foto: Rafael Happke



OUTRAS NOTÍCIAS

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço