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Entre tintas e pincéis: A trajetória dos pintores Nico e Getúlio Vedoia

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Faxinal Do Soturno 04/11/2024
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A profissão de pintor tem uma longa história que remonta à antiguidade, com exemplos de pinturas decorativas e artísticas em templos, monumentos e residências. Civilizações antigas, como os egípcios, gregos e romanos, já utilizavam pigmentos naturais para colorir paredes e esculturas, muitas vezes com propósitos religiosos, culturais ou estéticos. Dois moradores de Faxinal do Soturno se destacam nessa profissão. A reportagem do Jornal Cidades do Vale contará as histórias de Antonio Santos, 82 anos ou Nico Pintor, e Getúlio Vedoia, que atuam há muitos anos no ramo. 

Nico conta que faz 65 anos que é pintor. “Comecei em Dona Francisca com o meu irmão que trabalhava de pintor, foi com ele que aprendi muitas das coisas e depois fui me interessando por esse ramo. O Vedoia trabalhou comigo, aprendi com ele muito também, pintamos algumas igrejas aqui na região, o Hospital de Caridade São Roque, enfim, diversos locais era a gente que fazia”, contou. 

De acordo com Nico, no passado o trabalho era mais difícil que atualmente. “Cada momento exige mais ou menos, na nossa época as tintas não vinham praticamente prontas como vêm hoje, precisávamos misturar, tinha um tipo que passávamos uma mão e depois tínhamos que passar água para ela fixar, e assim era, agora tudo mais moderno”, relatou. 

Nico ainda está na ativa. “Meus filhos falam para eu parar, mas não consigo, fazer o que em casa, então ocupo meu tempo, faço o que gosto e ainda ganho um dinheiro”, afirmou. 

Getúlio conta que começou cedo na área da pintura, ainda na cidade de Soledade, onde morava. “Tinha de 14 para 15 anos, era ajudante de pintor. Eu tinha duas escolhas: ou ser pedreiro ou pintor, mas eu tinha um problema com a areia, que o barulho dela me dava dores nos dentes, então optei pela pintura. Comecei de ajudante, eu não sabia direito, uma vez fui com um outro pintor ajudar em uma casa a pintar o forro, pintei com o corpo embaixo da tinta, ao invés de ficar mais de lado do pincel, resultado foi que saí todo pintado de verde de lá. Os mais experientes também me colocavam para pintar embaixo e pintavam em cima e caía cal em mim, assim era no começo”, lembrou ele.

Ele conta que rodou por diversas cidades do Rio Grande do Sul pintando. “Sempre pegava obras grandes, comecei na rede de Bancos do Brasil em Passo Fundo, e aí depois eles foram me indicando e fui rodando diversas cidades pintando os prédios dos bancos, fui para Marau, Erechim, Carazinho, Sarandi, Três Passos, enfim, diversas cidades com esse trabalho”, contou ele.

Em 1975, ele veio morar em Faxinal do Soturno para pintar o Banco do Brasil. “Em Faxinal também pintei a igreja Matriz São Roque, e depois as outras todas na região, por exemplo, Dona Francisca, Nova Palma, Vale Vêneto, Sítio dos Melos e outras tantas. Eram torres altas para pintar, exigia muita atenção de quem trabalhasse na pintura e equipamentos de segurança”. 

Getúlio também pintava silos de armazenagem de grãos. “Com esse trabalho também fiquei conhecido, ia para muitas cidades, eram locais altos, de 25 a 28 metros e nós fazíamos o trabalho. Tudo com tintas especiais para evitar que tivesse umidade, era bem desafiador e trabalhoso. Nessas pinturas, teve em toda a vida um acidente com um homem que trabalhava comigo, ele acabou falecendo ao cair do silo, foi em São Gabriel esse fato triste”, contou. 

Com a grande procura pelos serviços dele, Getúlio passou a agregar funcionários. “Muitos pintores passaram pelas minhas mãos, aprenderam comigo, e trabalharam comigo. Eu cheguei a ter em um momento 25 trabalhadores com carteira assinada. Eu montava as equipes, e acompanhava os serviços nas cidades, primeiro ia acomodar eles e depois eles faziam o trabalho”. 

Os filhos de Getúlio também seguiram a profissão. “Tive alguns filhos, e a maioria ingressou nessa área, outros depois acabaram saindo, isso faz parte. Eles me ajudavam, porque cresceram comigo pintando, e claro, com o tempo, maiores ajudavam direto. Tivemos muitas pinturas em locais altos e aí eles eram mais novos e facilitavam o meu trabalho”. 

Por fim, ele diz que o segredo de uma boa pintura é o capricho. “Certamente precisa ser feito um serviço no capricho, com responsabilidade de prazos. Eu também tinha muito conhecimento sobre orçamento de pinturas, dizia quanto era necessário de tinta e sempre batia, isso aprendi com a vida. Analisava a superfície, se precisava de mais demãos de tinta e pedia para que eles comprassem a quantidade necessária”.



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