Faxinal do Soturno - RS, 97220-000, Brazil

Proerd em ação: Transformando vidas

compartilhar
Agudo 26/08/2024
Imagem Principal

Hoje é dia de Proerd! É com essa frase que as crianças e adolescentes demonstram a alegria e o entusiasmo que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) traz à vida desses estudantes. Em Agudo, a soldado Carla Eliana e a soldado Thaiana Hintz são as instrutoras do programa. Antes liderado pelo policial Da Costa, após a transferência dele, em julho de 2022, Carla está à frente do programa, em 2019 ela já realizava o trabalho em Dona Francisca, e, desde o ano passado, Hintz se juntou a esse projeto que traz inúmeros benefícios para a sociedade. Cabe ressaltar que outros municípios da região também desenvolvem o programa, envolvendo crianças e adolescentes. 

Carla disse à reportagem do Jornal Cidades do Vale que a maior motivação para atuar de forma voluntária no programa é a prevenção. “Nós também estamos do outro lado, quando uma mãe liga, desesperada, falando do filho que está envolvido com drogas. Em muitos casos, é praticamente irreversível quando chega a esse ponto. Então, entendendo a dor dessa mãe, acho que prevenir é o único caminho. Trabalhar desde cedo as questões e mostrar um caminho correto para aquela criança, que amanhã será o adulto, ou seja, informar cedo, para não precisar prender no futuro”, afirmou ela.

A soldado Hintz compactua do mesmo pensamento. “É muito triste quando chegamos a esse extremo, por isso prevenir é a melhor opção. Sabemos o ciclo, depois que o adolescente entra nisso, o caminho não é bom. Se com o programa conseguirmos conscientizar que esse não é o caminho, já estamos realizadas. É um trabalho de formiguinha, mas que no futuro certamente dará frutos”, destacou ela.

Em sala de aula, Carla conta que é sempre um desafio no começo das novas turmas, mas depois do tempo de adaptação o acolhimento dos alunos é grande. “Ainda se tem, culturalmente, a imagem do policial fardado como alguém que vai fazer algum tipo de represália, às vezes sem querer, e é preciso mudar isso. Os pais ameaçam as crianças dizendo que a gente vai buscar, que vai prender, como forma de passar medo, mas em sala de aula felizmente isso muda. Queremos que eles nos vejam como uma alternativa, em caso de necessidade, e não como alguém que vai fazer mal”, ressaltou ela.

Hintz conta que com o passar das aulas, já são recebidas com abraços. “Eles ficam perguntando se hoje vai ter Proerd para os professores, e quando chegamos, é um carinho só, muitos abraços. Eles entendem que nossa proposta é ajudar, fazer o bem, e com isso conseguimos passar o conteúdo necessário, contando com a confiança deles.”

Em Agudo, a meta para 2024 é atingir 100% dos quintos anos. “Trabalhamos com o ensino fundamental e médio, e nosso intuito é alcançar todos os alunos que estão no quinto ano das escolas. É a faixa etária que mais apresenta bons resultados, porque eles ainda estão em formação, então algo ainda pode ser mudado”, contou Carla.

Alguns alunos já tiveram aulas do Proerd em outras séries e, conforme Hintz, é perceptível o aluno que já teve contato com o programa. “Nós questionamos sobre algumas questões que estão na grade de ensinamento do Proerd e eles já se manifestam, lembram, e isso é importante, porque o intuito é que eles reproduzam esses ensinamentos ao longo de seu desenvolvimento”, salientou a instrutora.

De acordo com as instrutoras, a intenção é aplicar todo o conteúdo até dezembro, quando ocorre a formatura. “É sempre um momento muito emocionante e divertido. As crianças adoram, temos premiações, o nosso mascote, o Leão, a música do Proerd. É sempre um momento aguardado e muito especial para eles e para nós, que ficamos orgulhosas do trabalho feito”, afirmou Carla.

Finalizando, Hintz destacou a importância do conjunto Proerd, família e escola. “Precisamos ir na mesma direção, temos o mesmo propósito, ou seja, o bem das crianças. Então, nós, na função de instrutoras, as famílias e os professores, precisamos estar alinhados para buscar o melhor para aquelas crianças. Ficamos felizes que temos conseguido isso, uma boa aceitação das escolas, às quais agradecemos muito, e das famílias que também têm entendido o nosso propósito”, concluiu ela.

De acordo com as instrutoras, o programa, neste segundo semestre, alcança em torno de 250 alunos dos quintos anos e em torno de 180 do ensino médio.

 

O que é Proerd?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma iniciativa de prevenção que busca educar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas e da violência. Implementado pela Brigada Militar em diversas regiões do Brasil, o programa é baseado no modelo norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e visa capacitar os jovens a tomar decisões seguras e saudáveis.

O Proerd atua em escolas, oferecendo aulas conduzidas por policiais treinados, que utilizam metodologias interativas para ensinar habilidades de resistência às pressões que podem levar ao uso de drogas e à prática de violência. Além disso, o programa incentiva o desenvolvimento do autocontrole, da autoestima e do pensamento crítico, fortalecendo a capacidade dos estudantes de fazerem escolhas positivas.

O objetivo principal do Proerd é promover uma cultura de paz e saúde, prevenindo o envolvimento dos jovens com drogas e comportamentos violentos, e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

 

Canção do Proerd

Existe um programa que vai lhe ajudar. Existe um amigo que vai lhe ensinar que o problema das drogas merece atenção. E para manter-se a salvo, é preciso dizer não.

Proerd é o programa. Proerd é a solução, lutando contra as drogas, ensinando a dizer não.

Cultivando o amor próprio, controlando a tensão, pensando nas consequências, resistindo à pressão. Como amar a própria vida e às drogas dizer não. Quem lhe ensina é o amigo, mas a decisão é sua.

 



OUTRAS NOTÍCIAS